Novos conceitos

    A matemática de fato agrega diversas áreas do conhecimento, a exemplo da ciência, cultura e arte. Em si, para muitas pessoas os números são belos, uma sinfonia por exemplo tem por trás números, cálculos carregam uma grande responsabilidade, dado que refletem determinados conhecimentos essenciais para qualquer que seja a sociedade. “A superfície do mar não é plana”, um fato, todavia para ser explicado foi necessário o conhecimento geométrico, ou seja, a matemática está presente em todos os meios, seja de forma direta ou indireta. Infelizmente em minha formação básica, não tive uma boa significação da matemática, sofri bastante em todos os âmbitos, decerto ela estava presente em tudo, e isso de fato me prejudicou, porém, conhecendo a UFSB e tendo contato com o componente Matemática e espaço, percebi que comecei a desconstruir certas significações. Assim, passei a ressignificar a matemática de uma forma lúdica e coerente, todavia, carrego certas dificuldades que talvez sejam desconstruídas ao longo do tempo, sou grato ao conhecimento reconstruído, isso de fato afetou meu modo de ver e viver a matemática em meus dias. A matemática tem um poder pedagógico incrível, ela envolve conhecimentos lúdicos que melhoram o convívio em sociedade, o raciocínio lógico e até o modo como você vê o professor, porém, a maior parte da docência ainda não sabe de fato o que é matemática? Não são simples numerologias, cálculos, é algo que vai além. Com isso, a etnomatemática mostra a matemática social, coerente, cultural, vejo que é muito criticada e quase invisíveis nas Escolas do Brasil, gostaria muito de conhecer ainda mais esse tipo de matemática. Ao decorrer da minha formação básica tive péssima visões da disciplina, isso me fazia odiar está na escola, me fez muito mal, aprendi determinados conteúdos por aprender, estudava por que havia uma prova, na verdade eu não encontrava significado, porém ao ver a lusona, fractal, mariposa, pude então rever certos preconceitos construídos na formação básica, meu hobbie me ajudou muito também, o papercraft tem formatos geométricos que eu vejo sentido, e que ressignificam a matemática de uma forma artística. Em uma determinada aula de Matemática e espaço fomos agraciados com a lusona, um conhecimento africano que é passado por gerações, todavia está quase invisível na cultura brasileira, isso é de fato entristecedor, vi que é um conhecimento único, agrega histórias milenares de tribos diferentes, com tradições culturais enriquecedoras. Infelizmente, culturas estão morrendo por conta de genocídios, falta de responsabilidades de Governos, a crítica é que a cultura deve ser preservada em todas as sociedades, porque é a identidade de uma nação. Com a sona histórias podem ser contadas e recontadas por gerações, de fato, não há valor que estime o grau de importância de uma tradição cultural e artística, a areia ancestral ressignifica a matemática de uma forma absurda, trás novos caminhos ao conhecimento matemático, e possibilita o entendimento do funcionamento de certas tribos africanas. Ao certo, necessitamos da matemática em nosso cotidiano e devemos buscar conhecer o desconhecido, galgar novos caminhos que integram o conhecimento matemático, a matemática como arte e cultura. Um fato que eu observei no primeiro dia de aula, foi como era dado o teorema de Pitágoras e como foi passado na aula de matemática e espaço, o professor explicou de uma simples, dando significado aquele teorema, algo que eu não tinha visto de sentido, por isso é importante frisar, precisamos de professores interdisciplinares, fazendo pontes entre os conhecimentos de diversas áreas e domínios. Os fractais surgiram nos anos 70, simplesmente me conquistaram, se aplicam em diversas áreas, e contemplam uma gama gigante de coisas no mundo, é um conhecimento rico interligado, achei de extrema importância a abordagem feita, a interdisciplinaridade. Em suma, se encerra o componente e o conhecimento construtivista da nova matemática é o que fica, espero em algum momento ver a etnomatemática sendo dada em escolas, agradeço pelo conhecimento passado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anísio o pai de uma educação igualitária...

Um grande interventor da educação... Paulo Freire

O infinito das figuras... fractais