Um grande interventor da educação... Paulo Freire

Uma das principais referências da educação brasileira, amplamente discutido e estudado na área acadêmica, é o educador, pedagogo e filósofo Paulo Reglus Neves Freire.

Paulo Freire nasceu em Recife, no ano de 1921, e faleceu na cidade de São Paulo, em 1997. Seu nome tornou-se notório tanto no âmbito nacional quanto internacional por suas pesquisas no campo da alfabetização. Acompanhe este artigo e confira algumas das contribuições de Paulo Freire para a educação.

Método Paulo Freire

Método aplicado pela primeira vez na região de Angicos (RN) em 1963, Paulo Freire buscou, através do seu conhecimento e sensibilidade, alfabetizar e politizar os povos daquele lugar. O contexto histórico daquela região era marcado por trabalhadores rurais, domésticas, pedreiros, entre outros trabalhadores que acreditavam na importância de aprender a ler para “mudar de vida”, como foi documentado no livro de Carlos Lyra “As quarentas horas de Angico. Segundo registros, cerca de 300 pessoas foram alfabetizadas em 40 horas.
Tal façanha é o feito mais marcante de Paulo Freire no campo da pedagogia, tendo por metodologia a escolha de “palavras geradoras”, comuns no vocabulário local como, por exemplo, cimento, tijolo, vassoura, enxada, terra, colheita, entre outras. O método usava essas palavras e, a partir da decodificação fonética dessas palavras, iam se construindo e associando novas palavras, aumentando assim o repertório dos alunos.
fonte:https://escoladainteligencia.com.br/paulo-freire-entenda-sua-importancia-para-a-educacao-brasileira/



  Estudamos Paulo Freire, pedagogia da autonomia, cá pra nós é o meu estudioso predileto da educação, o livro pedagogia da autonomia mostra de maneira breve que nós estudantes fazemos parte do processo de criação da educação, somos a integração real, enaltece bastante o estudante ao criar comparações necessárias. Gostei muito dessa aula em que debatemos esse grande estudioso, fizemos a síntese de pedagogia da autonomia e apresentamos em sala, foi de grande valia conhecer ainda mais, eu a partir daquele momento passei a valorizar mais a posição que estou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anísio o pai de uma educação igualitária...

O infinito das figuras... fractais