Matemática é cultura... areia ancestral



 O componente curricular Matemática e espaço tem proporcionado aos integrantes o conhecer da geometria sona, que para mim por muito tempo era desconhecida, algo de extrema importância para a desconstrução de uma matemática tradicional, mostrou que a a matemática está presente em diversos ambientes e contextos, principalmente, quando se fala em cultura de povos. Gostei muito da experiência, funcionou como um despertar, é mais um conhecimento construído de forma diferente na UFSB.


 A sona traz a criação de histórias, a documentação de rotinas de tribos da Angola, isso de fato enriquece qualquer que seja a cultura, a ancestralidade cultural tem que continuar sendo passada as gerações futuras. O contato com a areia me trouxe lembranças do passado, de quando eu era criança, os castelos de areia, acho que me identifiquei muito com a sona, algo sensível que transmite ensinamentos, memórias de um povo simples... devemos ser como eles, seres que passam conhecimentos importantes através de ilustrações simples, valorizar o lúdico é necessário.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anísio o pai de uma educação igualitária...

Um grande interventor da educação... Paulo Freire

O infinito das figuras... fractais